Notícias de saúde

Jovens deprimidos têm duas vezes mais chances de usar cigarros eletrônicos

19 de março de 2025 (Bibliomed). Uma pesquisa realizada na Universidade de Sydney, na Austrália, descobriu que adolescentes que apresentam sintomas depressivos têm o dobro de risco de começar a usar cigarros eletrônicos. A equipe publicou suas descobertas no Australian & New Zealand Journal of Psychiatry.

O estudo monitorou a saúde mental e as taxas de uso de cigarros eletrônicos de mais de 5.000 alunos do 7º e 8º ano (cerca de 12 a 13 anos de idade) de 40 escolas em Nova Gales do Sul, Queensland e Austrália Ocidental. Cerca de 8,3% disseram que usaram cigarros eletrônicos.

Em comparação com crianças com baixos níveis de estresse, aquelas que disseram ter níveis moderados de estresse tinham 74% mais probabilidade de começar a usar cigarros eletrônicos, e aquelas que disseram ter altos níveis de estresse tinham 64% mais probabilidade de usar cigarros eletrônicos, descobriu o estudo.

A probabilidade de usar cigarro eletrônico foi 105% maior entre adolescentes que classificaram seu bem-estar como baixo em comparação àqueles que disseram que ele era alto. Não houve relação entre os níveis de ansiedade e o uso de cigarros eletrônicos por adolescentes, observaram os autores.

Fonte: Australian & New Zealand Journal of Psychiatry. DOI: 10.1177/00048674241267908.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários