Notícias de saúde

Adolescentes que usam vapers podem se tornar fumantes pesados

09 de novembro de 2023 (Bibliomed). Adolescentes jovens que usam vapers e fumam cigarros podem estar se tornando fumantes pesados quando forem adolescentes mais velhos, sugere um novo estudo da Purdue University, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores coletaram dados de quase 1.900 adolescentes fumantes que faziam parte do U.K. Millennium Cohort Study e da U.S. Population Assessment of Tobacco and Health. Os participantes foram questionados sobre o uso de cigarros eletrônicos e cigarros tradicionais até os 17 anos.

Entre os adolescentes fumantes britânicos, 57% disseram que também usavam vapers, assim como 58% dos fumantes americanos. No final da adolescência, aqueles que haviam fumado e vaporizado no início da adolescência eram mais propensos a continuar fumando.

Entre os participantes britânicos, 61% dos primeiros vapers fumavam no final da adolescência, em comparação com 50% daqueles que não fumavam. Para os participantes dos EUA, 42% daqueles que fumaram e vaporizaram no início da adolescência estavam fumando no final da adolescência, em comparação com 24% que nunca usaram cigarros eletrônicos.

As chances de continuar fumando no final da adolescência entre aqueles que também usavam vapers cedo foram 45% maiores do que para os não vapers no Reino Unido e 119% maiores do que para os não vapers nos Estados Unidos, de acordo com o relatório. Não apenas isso, mas os adolescentes que fumavam mais de seis cigarros por semana eram mais comuns entre os jovens que usavam cigarros eletrônicos do que aqueles que não usavam (37% contra 23% na Grã-Bretanha e 20% contra 7% nos Estados Unidos).

No Reino Unido, as chances de fumar com frequência versus não fumar eram duas vezes maiores entre os primeiros usuários de cigarros eletrônicos e cinco vezes maiores nos Estados Unidos.

Segundo os pesquisadores, este estudo aumenta o crescente corpo de evidências de que o vaping durante a adolescência aumenta o risco de fumar cigarros e o uso duplo de cigarros eletrônicos e cigarros combustíveis, e que o vaping geralmente não é uma ferramenta eficaz para parar de fumar.

Fonte: Tobacco Control. DOI: 10.1136/tc-2022-057717.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários