Notícias de saúde

Dieta mediterrânica pode reduzir as chances de pegar de Covid-19

07 de março de 2025 (Bibliomed). Em uma revisão publicada no periódico PLOS One, pesquisadores indonésios descobriram que o regime alimentar saudável, centrado em frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, peixes e gorduras saudáveis para o coração, como azeite de oliva e nozes, reduziu o risco de infecção por Covid.

Para investigar se o risco de infecção e a gravidade da doença podem ser alterados pela dieta mediterrânea, os pesquisadores revisaram seis estudos com mais de 55.400 participantes de cinco países que foram publicados entre 2020 e 2023.

Para determinar os casos de Covid-19, quatro estudos se basearam nos relatos dos participantes sobre se eles haviam sido infectados, enquanto outro estudo identificou os casos por meio de autorrelatos e testes de anticorpos. Todos os estudos com descobertas sobre a gravidade dos sintomas também foram baseados nas memórias dos participantes.

Três dos estudos mostraram uma associação "significativa" entre a dieta mediterrânea e o risco reduzido de infecção por Covid-19, enquanto dois outros estudos mostraram resultados não significativos. Em todos os estudos, pessoas que seguem a dieta mediterrânea tiveram menor risco de infecção.

Apenas um estudo relatou uma ligação significativa entre maior adesão à dieta mediterrânea e menos sintomas de Covid, enquanto outros três encontraram uma relação não significativa. Enquanto isso, um estudo descobriu que a dieta reduziu a probabilidade de Covid grave, enquanto outros dois tiveram descobertas inconsistentes.

De acordo com os autores, são necessários mais estudos para avaliar essa relação e destacam a importância da vacinação, que eles classificam como a melhor proteção contra hospitalização relacionada à Covid, resultados de saúde de longo prazo e morte.

Fonte: PLOS One. DOI: 10.1371/journal.pone.0301564.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários