Notícias de saúde

Homens com testosterona baixa podem ter um risco maior de Covid-19 grave

09 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Homens com baixos níveis de testosterona podem ser mais propensos a ter doenças mais graves quando infectados com Covid-19, de acordo com um novo estudo da Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos. O tratamento de homens com baixa testosterona com terapia hormonal pode reduzir o risco de doenças graves do Covid-19, disseram os pesquisadores, mas traz outros riscos que médicos e pacientes precisarão pesar qual o benefício.

Os investigadores analisaram os casos de mais de 700 homens que testaram positivo para Covid-19 – a maioria antes que as vacinas estivessem disponíveis. Homens com baixa testosterona que contraíram o vírus tiveram 2,4 vezes mais chances de necessitar de hospitalização do que homens com níveis hormonais normais. Mas os homens que foram tratados com sucesso para baixo T antes de pegar Covid-19 não eram mais propensos a serem hospitalizados.

Pesquisadores já haviam descoberto que homens hospitalizados com Covid-19 tinham níveis anormalmente baixos do hormônio masculino. Mas eles não sabiam se o baixo T é um fator de risco para Covid-19 grave ou resultado disso. Para isso, eles precisavam descobrir se homens com níveis cronicamente baixos de testosterona – antes da doença ou após a recuperação – estavam ficando mais doentes do que homens com níveis normais.

De dois sistemas hospitalares na área de St. Louis, os pesquisadores encontraram 723 homens com Covid-19 cujos níveis de testosterona estavam registrados. Eles identificaram 427 homens com níveis normais de testosterona; 116 com níveis baixos; e 180 que estavam sendo tratados com sucesso para níveis baixos. Eles tinham casos confirmados de Covid-19 em 2020 ou 2021 e T baixo antes ou depois da infecção.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.29747.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários