Notícias de saúde
08 de novembro de 2024 (Bibliomed). O vírus Covid, ou melhor, a resposta imunológica das pessoas a ele, mudou e pode ser prudente esperar alguns dias após o início dos sintomas antes de fazer um teste, relatam pesquisadores da University of Colorado Boulder, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores pegaram o que sabiam sobre as variantes do vírus Ômicron do vírus Covid-19, o comportamento típico dos pacientes e outros fatores, e criaram um modelo de computador para avaliar quando os testes poderiam ser mais precisos. Eles descobriram que se você fizer um teste rápido de Covid logo após o início dos sintomas, o teste detecta a infecção em 92% das vezes. Fazer o teste dois dias após o surgimento dos sintomas reduz a taxa de falsos negativos para 70%, e suas chances de identificar Covid com precisão aumentam ainda mais no terceiro dia.
No terceiro dia após o início dos sintomas, o teste detectará cerca de um terço das infecções. Isso ainda pode parecer uma alta taxa de falsos negativos, mas os autores observaram que os testes Covid são realmente projetados para detectar pessoas com “altas cargas virais”.
Como explicaram os investigadores, quase todas as pessoas já foram expostas ao vírus Covid, pelo que o seu sistema imunitário reage rapidamente, o que irá desencadear sintomas. No entanto, ao contrário de outros vírus comuns, as variantes mais recentes da Covid crescem de forma relativamente lenta, demorando mais tempo a serem detectadas com precisão nos testes.
Em contraste, vírus como a gripe ou o vírus sincicial respiratório (RSV) replicam-se rapidamente, pelo que os testes devem detectá-los logo após o início dos sintomas.
Fonte: Science Advances.DOI: 10.1126/sciadv.adk5108.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também