Notícias de saúde

Dieta anti-inflamatória pode reduzir risco de demência

28 de feveriro de 2025 (Bibliomed). Manter uma dieta saudável que reduza a inflamação no corpo pode diminuir as chances de desenvolver demência, especialmente se a pessoa já tiver fatores de risco cardíaco. As chamadas dietas anti-inflamatórias focam em alimentos como vegetais, frutas, grãos integrais, peixes e feijões e incluem regimes saudáveis ??para o coração, como a dieta mediterrânea.

Em um estudo realizado no Karolinska Institute, na Suécia, envolvendo mais de 84.000 adultos mais velhos monitorados por mais de 12 anos, aqueles que aderiram a uma dieta anti-inflamatória tiveram 21% menos chances de desenvolver demência, em comparação com pessoas que seguiram uma dieta pró-inflamatória não saudável, rica em carnes vermelhas, ovos, laticínios e alimentos processados.

Ao olhar especificamente para adultos mais velhos com doenças como doenças cardíacas ou diabetes, o risco de demência caiu 31% quando eles aderiram a uma dieta anti-inflamatória

Os participantes tinham menos 60 anos que estavam livres de demência quando entraram no banco de dados UK Biobank entre 2006 e 2010. Em uma média de 12,4 anos, 1.559 (1,9%) dos participantes desenvolveram demência.

As varreduras cerebrais de ressonância magnética de um subconjunto de mais de 9.000 participantes também mostraram benefícios neurológicos ligados à dieta mais saudável, com maior volume de substância cinzenta e menor carga de hiperintensidades de substância branca, que é considerada um prenúncio de demência.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.27125.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários