Notícias de saúde

Dieta mediterrânea realmente diminui o risco de demência?

04 de novembro de 2022 (Bibliomed). A dieta mediterrânea inclui uma alta ingestão de vegetais, legumes, frutas, peixes e gorduras saudáveis, como azeite de oliva, e uma baixa ingestão de laticínios, carnes e ácidos graxos saturados. Vários estudos anterioresnsugeriram que ingerir uma dieta saudável pode reduzir o risco de demência de uma pessoa. Mas agora, um novo estudo descobriu que duas dietas, incluindo a dieta mediterrânea, não estão ligadas a um risco reduzido de demência.

Para o estudo, os pesquisadores identificaram cerca de 28.000 pessoas da Suécia. Os participantes tinham uma idade média de 58 anos e não tinham demência no início do estudo. Eles foram acompanhados por um período de 20 anos. Durante o estudo, os participantes preencheram um diário alimentar de sete dias, um questionário detalhado de frequência alimentar e uma entrevista. Ao final do estudo, 1.943 pessoas, ou 6,9%, foram diagnosticadas com demência, incluindo doença de Alzheimer e demência vascular.

Os pesquisadores examinaram o quanto as dietas dos participantes se alinhavam com as recomendações dietéticas convencionais e a dieta mediterrânea. Após o ajuste para idade, sexo e educação, os pesquisadores não encontraram uma ligação entre seguir uma dieta convencional ou a dieta mediterrânea e um risco reduzido de demência.

Uma limitação do estudo foi o risco de os participantes relatarem incorretamente seus próprios hábitos alimentares e de estilo de vida. Mais pesquisas são necessárias para confirmar as descobertas.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000201336

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários