Notícias de saúde

O que fazer em caso de contato com pessoas positivas para COVID-19?

02 de outubro de 2020 (Bibliomed). Depois do anúncio de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, testou positivo para o novo coronavírus (SARS-CoV-2) após contato com uma assessora que estava com COVID-19, muitas pessoas estão se perguntando o que fazer nessas situações.

A orientação oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), é que se a pessoa apresentar indícios da doença, como tosse e febre leve, permaneça em auto isolamento em casa por 14 dias e seja feito o monitoramento da progressão dos sintomas. Caso o quadro apresente piora, aí sim se deve procurar atendimento médico.

O uso de máscara e o distanciamento social deve ser respeitado, bem como a lavagem ou higienização com álcool 70% de mãos e embalagens. Em casos confirmados de COVID-19, o isolamento é obrigatório e o paciente deve tomar cuidados caso divida a casa com outros familiares, mantendo o distanciamento recomendado e separando os objetos de uso pessoal. O ambiente da casa deve estar ventilado, e a casa deve ser constantemente limpa com álcool 70%, água sanitária ou outro produto indicado pela Anvisa.

É importante lembrar que, caso um morador da casa teste positivo para COVID-19, os demais devem manter o isolamento conforme orientação médica, pois podem estar contaminados, mesmo sem apresentar sintomas.

Fonte: Ministério da Saúde. Brasil. 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários