Notícias de saúde

EUA Aprovam Teste Para Monitorar Câncer de Mama Avançado

WASHINGTON (Reuters Health) - A empresa Bayer Diagnostics afirmou na quarta-feira que recebeu aprovação da Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador de drogas e alimentos dos EUA, para comercializar um teste para monitorar pacientes com câncer de mama avançado.

O teste mede os níveis sanguíneos de uma proteína chamada HER-2/neu, um indicador importante de doença agressiva, menor sobrevivência geral e risco maior de recorrência do câncer.

O teste pode mostrar ainda se a paciente está respondendo a uma terapia particular, destacou a unidade do grupo Bayer, com sede em Nova York.

De acordo com a empresa, como a HER-2/neu desempenha um importante papel na progressão do câncer de mama, a avaliação dos níveis da proteína pode ajudar médicos a determinar se uma paciente possui uma forma particularmente agressiva da doença, garantindo uma terapia mais rigorosa ou um tratamento alternativo.

O teste tradicional da proteína é mais invasivo. Este exame exige uma amostra do tecido cancerígeno e não consegue avaliar a condição de HER-2/neu em pacientes com câncer de mama recorrente e avançado, segundo a Bayer.

Diversos estudos sugerem que níveis elevados ou "superexpressão" da proteína são encontrados em cerca de 30 por cento dos casos de câncer de mama e também estão associados a outras formas de câncer, incluindo câncer de próstata, pulmão, pâncreas, cólon e ovário.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários