Notícias de saúde

Dieta DASH reduz estresse e danos ao coração

22 de junho de 2021 (Bibliomed). A chamada dieta DASH, um plano alimentar projetado para reduzir a pressão arterial, reduz os danos ao coração e o estresse que costumam levar a doenças cardíacas, de acordo com um estudo da Harvard Medical School, nos Estados Unidos.

Pessoas que seguiram a dieta por até quatro semanas tiveram níveis significativamente mais baixos de proteínas no sangue, vistos como sinais de inflamação e dano cardíaco. Além disso, aqueles que combinaram a dieta DASH com um plano de refeição com baixo teor de sódio experimentaram as maiores reduções nas proteínas do sangue que servem como sinais de lesão cardíaca e estresse.

Desenvolvido na década de 1990, o DASH, ou Dietary Approaches to Stop Hypertension, a dieta demonstrou reduzir a pressão arterial em pesquisas recentes. Ela enfatiza o consumo de frutas, vegetais, laticínios com baixo teor de gordura, grãos inteiros, aves, peixes e nozes, enquanto limita as gorduras saturadas, gordura total, colesterol, carne vermelha, doces e bebidas contendo açúcar.

Para esta pesquisa, a equipe analisou amostras de sangue armazenadas do estudo DASH-Sodium, uma avaliação da dieta realizada em quatro centros médicos nos Estados Unidos entre 1997 e 1999, na qual os pesquisadores inscreveram 412 participantes com pressão alta e os designaram aleatoriamente para a dieta DASH ou uma dieta controle projetada para refletir uma dieta típica dos EUA.

Dentro desses dois grupos, cada participante foi designado a um dos três níveis de sódio - baixo, médio ou alto - por quatro semanas. Todas as refeições e lanches foram fornecidos aos participantes que faziam uma refeição principal por dia sob observação e consumiam o resto fora do local.

Amostras de sangue foram avaliadas para três biomarcadores, ou substâncias mensuráveis ??no sangue que mostraram prever ataques cardíacos ou derrames em adultos sem doença cardíaca conhecida.

Entre aqueles na dieta DASH, os biomarcadores ligados a danos ao coração diminuíram em 18%, enquanto aqueles associados à inflamação do coração diminuíram em 13%. Os participantes que combinaram a dieta DASH com um plano de refeição com baixo teor de sódio viram mais de 20% de redução nos biomarcadores de lesão cardíaca e estresse.

Para os pesquisadores, esses dados reforçam a importância de um estilo de vida que inclua uma dieta DASH com teor reduzido de sódio, rica em frutas, vegetais e grãos inteiros para minimizar os danos cardíacos ao longo do tempo.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology. DOI: 10.1016/j.jacc.2021.03.320.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários