Notícias de saúde

Proteína pode ser responsável por Covid Longa

04 de junho de 2024 (Bibliomed). A infecção pelo vírus Covid-19 desencadeia a produção de uma proteína do sistema imunológico chamada interferon gama (IFN-?), que há muito está associada à fadiga, dores musculares e depressão. O problema é que, para as pessoas que sofrem de Covid Longa, esta superprodução de proteínas não para. É o que indica estudo realizado na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Os pesquisadores acompanharam os resultados de 111 pacientes com Covid internados em unidades de saúde do Reino Unido. Os sintomas dos pacientes foram acompanhados um mês, três meses e seis meses após o diagnóstico. Eles classificaram 55 desses pacientes como portadores de Covid de longa duração – pessoas que “apresentavam sintomas graves pelo menos 5 meses após a Covid-19 aguda”.

Os autores analisaram amostras de sangue de todos os pacientes e descobriram que a infecção pelo SARS-Cov-2 desencadeou um aumento na produção da proteína IFN-y nos glóbulos brancos dos pacientes. Embora a produção de IFN-y tenha eventualmente diminuído entre as pessoas cujos sintomas de Covid foram resolvidos, os níveis de IFN-? permaneceram teimosamente elevados entre aqueles com Covid longo.

Segundo os pesquisadores, a interação de dois tipos de células do sistema imunológico – células T CD8+ e monócitos CD14+ – foi fundamental para a superprodução de proteínas. Contudo, eles ressaltam que podem existir outros fatores que impulsionam a Covid Longa, uma vez que é pouco provável que todos os sintomas do Covid Longo tenham a mesma causa.

No estudo, os pesquisadores acompanharam 55 pacientes com Covid longo por até 31 meses. Durante esse período, 60% experimentaram uma diminuição dos sintomas, o que coincidiu com o declínio dos níveis sanguíneos de IFN-y.

A vacinação contra a Covid-19 também pareceu ajudar. Os exames de sangue retirados de pacientes com Covid de longa data mostraram declínios acentuados nos níveis sanguíneos de IFN-y depois que as pessoas receberam a vacina.

Fonte: Science Advances. DOI: 10.1126/sciadv.adi9379.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários