Notícias de saúde

FDA Regulamenta Venda de Ovo Para Evitar Salmonela

NOVA YORK (Reuters Health) - Todas as caixas de ovos vendidas nos EUA terão de trazer informações sobre uso seguro do produto. A determinação da Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana para controle de drogas e alimentos, tem como objetivo evitar os casos de contaminação por salmonela.

A agência federal também vai implementar novas regras relacionadas à refrigeração dos ovos que devem entrar em vigor nos próximos seis meses. Os fabricantes devem cumprir as novas regras de segurança nos próximos nove meses.

"A administração Clinton tem demonstrado consistentemente seu compromisso com a segurança alimentar, garantindo que os Estados Unidos continuem a ter um dos estoques alimentares mais seguros do mundo", disse Jane E. Henney, comissária da FDA. "Esses esforços devem ser ainda mais consistentes para evitar doenças que podem ser transmitidas por meio do consumo de ovos", afirmou Jane.

Sob as novas regras, as caixas de ovos devem conter as seguintes mensagens: "Para impedir doenças bacterianas: mantenha os ovos refrigerados, cozinhe-os até que a gema esteja firme e cozinhe completamente os alimentos que contenham ovos".

As regras adicionais recomendam que nos mercados os ovos sejam mantidos a uma temperatura igual ou inferior a 7C. Seguindo estas normas de segurança, será possível conter o crescimento da "Salmonella enteritidis", bactéria que contamina aproximadamente um a cada 20 mil ovos.

Ovos pouco cozidos ou alimentos mal cozidos que contêm ovos têm sido associados aos surtos de Salmonella enteritidis.

Conforme especialistas em segurança de alimentos, a infecção pela bactéria pode causar diarréia, febre, cólicas abdominais, dor de cabeça, náusea e vômito. Crianças, idosos e outras pessoas vulneráveis são mais suscetíveis à doença, que pode levar à morte.

As novas regras são parte do Plano de Ação para Segurança dos Ovos, um esforço conjunto da FDA e do Departamento de Agricultura para reduzir o número de infeções por Salmonella enteritidis em 50 por cento até o ano 2005.

"Para consumidores, os ovos podem ser uma fonte importante de nutrientes. Só é preciso cozinhá-los completamente, deixando de lado as gemas molinhas e ovos meio crus", declarou Henney. "Este é um caso onde é melhor prevenir do que remediar", acrescentou a especialista.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários