Notícias de saúde

Alerta Sobre Remédios Contra Gripe

Nos EUA, o FDA recomendou nesta segunda-feira que os remédios que contenham uma determinada substância sejam retirados do mercado. Uma proibição formal deverá acontecer em breve. O FDA – órgão do governo americano que regulamenta a venda de comidas e remédios no país – fez um alerta nesta segunda-feira. A entidade sugeriu à população que não use dezenas de medicamentos usados para combater gripes e resfriados e para emagrecimento – que são vendidos nos EUA sem a necessidade de receita médica - até que os laboratórios substituam um ingrediente que pode causar derrame hemorrágicos, especialmente em mulheres jovens.

O FDA também disse que deverá, em breve, proibir formalmente o uso do PPA, mas que no momento está pedindo aos laboratórios que parem de vender produtos que usem o ingrediente.

O risco de um derrame hemorrágico, ou sangramento do cérebro, é muito pequeno. Mas como milhões de pessoas usam esses remédios todos os anos, o PPA pode ser o responsável por 200 a 500 mortes por ano apenas nos EUA. Normalmente, os mais afetados têm menos de 50 anos, que raramente são afetadas por derrames de outras origens.

O FDA fez uma recomendação aos americanos: “Sugerimos que o consumo desses remédios sejam interrompidos imediatamente e que eles sejam substituídos por similares que não contenham PPA”. Para saber qual remédio eu tem ou não a substância, é necessário consultar a bula ou o rótulo. Como alternativa, devem ser usados remédios feitos com pseudoefedrina.

Os derrames hemorrágicos, apesar de raros, são geralmente fatais. O risco aumenta com a idade, e outros fatores como pressão alta, consumo de cigarros e álcool também são fatores agravantes. Segundo o FDA, o uso de PPA provocou 44 mortes nos últimos 30 anos, e desde a década de 80 que os cientistas vêm estudando a ligação entre a substância e os derrames hemorrágicos.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários