Notícias de saúde

Enjoo matinal em gestantes pode ser causado por hormônio produzido pelo feto

15 de março de 2024 (Bibliomed). O enjoo matinal pode ter raízes em um hormônio produzido pelo feto, chamado GDF15, que parece agir no cérebro da mãe, causando-lhe náuseas e vômitos, é o que indica estudo realizado na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Os pesquisadores analisaram dados sobre mulheres grávidas de uma série de estudos genéticos e hormonais realizados em células, ratos e humanos. Essa pesquisa ajudou a firmar a noção de que o GDF15 fetal estava causando hiperêmese gravídica, o termo médico para enjoos matinais graves.

Os autores observaram que o hormônio é produzido, em níveis muito baixos, por todos os tecidos humanos. Mas algumas mulheres são mais sensíveis ao GDF15 fetal do que outras. Mulheres com certas variantes genéticas podem ser mais sensíveis ao GDF15, provocando enjoos matinais mais graves.

Por outro lado, as mulheres com a doença hereditária do sangue beta-talassemia já estão expostas a níveis elevados de GD515, naturalmente, e raramente apresentam enjoos matinais.

Fonte: Nature. DOI: 10.1038/s41586-023-06921-9.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários