Notícias de saúde

25 de maio: Dia Internacional da Tireoide

25 de maio de 2011 (Bibliomed). A tireoide é uma glândula em forma de borboleta situada no pescoço, logo abaixo do "pomo-de-adão", popularmente conhecido como "gogó". Ela produz os hormônios T4 e T3, responsáveis pela regulação do metabolismo. Dia 25 de maio é comemorado o Dia Internacional da Tireoide, e a Regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem-MG) aproveita a data para fazer um alerta à população: quase 300 milhões de pessoas sofram de disfunções da tireoide em todo o mundo, sendo que mais da metade desconhece sua condição.

O endocrinologista Paulo Augusto Carvalho Miranda, presidente da Sbem-MG, diz que as mulheres e os idosos são os mais suscetíveis aos problemas da tireiode, mas que crianças e homens também podem ser acometidos por esses. Quando a tireoide produz hormônios demais (hipertireoidismo) ou de menos (hipotireoidismo) todo o organismo pode ser afetado, incluindo órgãos importantes, como cérebro, coração, fígado e rins, entre outros. "Se não tratadas, as doenças da tireoide podem causar complicações graves, como insuficiência cardíaca e infarto", alerta Miranda.

Gestantes devem tomar precauções especiais, pois os níveis dos hormônios produzidos pela tireoide podem prejudicar o feto. Paulo Augusto orienta as futuras mamães, dizendo que elas devem avaliar a função da tireoide durante o pré-natal e submeter o nenê ao teste do pezinho logo após o nascimento. “O teste do pezinho é fundamental para o diagnóstico precoce do hipotireoidismo congênito. Se a criança apresentar a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente para evitar complicações por toda a vida, como déficit mental”, explica.

Os problemas de tireóide são facilmente identificados através de exames de sangue, o TSH, que pode ser feito gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Prontuário de Notícias, 23 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários