Notícias de saúde

Uso de maconha durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento fetal do feto

01 de dezembro de 2023 (Bibliomed). À medida que o uso recreativo de maconha aumenta, alguns dispensários a estão recomendando como remédio para enjoos matinais, mas uma nova pesquisa adverte que usá-la durante a gravidez pode afetar significativamente o crescimento fetal.

Embora a exposição fetal à cannabis no início da gravidez possa reduzir o peso ao nascer, esses efeitos podem se tornar mais graves se o uso continuar durante a gravidez, de acordo com pesquisadores da Central Michigan University, nos Estados Unidos.

O estudo descobriu que o uso ocasional de cannabis, como no enjoo matinal do primeiro trimestre, pode reduzir o crescimento fetal da mesma forma que o uso continuado durante a gravidez. Isso também era verdade para o uso de cannabis antes que a mulher soubesse da gravidez. Bebês que tiveram exposição contínua à cannabis no útero eram quase 200 gramas mais leves ao nascer. A circunferência da cabeça deles era quase 1 centímetro menor do que a dos bebês não expostos à cannabis.

O estudo não tinha dados sobre quanto ou com que frequência os participantes usavam cannabis. Os resultados foram baseados no fato de as pessoas usarem ou não em determinados momentos da gravidez. Os pesquisadores não foram capazes de determinar se havia uma ligação entre o uso pesado e resultados mais pronunciados no crescimento do recém-nascido. Eles disseram que mais pesquisas eram necessárias.

Fonte: Frontiers in Pediatrics. DOI: 10.3389/fped.2023.1103749.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários