Notícias de saúde

Hábitos enquanto se dirige podem indicar distúrbios de sono

18 de janeiro de 2024 (Bibliomed). Os hábitos que um motorista tem quando está ao volante podem indicar problemas de sono, sugere estudo realizado no St. James's University Hospital, no Reino Unido. Pessoas com apneia do sono frequentemente empregam mais de três dessas estratégias enquanto dirigem, na tentativa de permanecerem acordadas e alertas.

Para este estudo, os pesquisadores compararam 119 pessoas com apneia do sono com 105 pessoas sem distúrbio do sono. Todos os participantes responderam perguntas sobre a sonolência em geral, a sonolência ao dirigir, as estratégias que utilizam para se manterem alertas e o histórico de acidentes de trânsito.

Pessoas com apneia do sono eram mais propensas a usar estratégias para permanecerem alertas ao volante. Quase um terço dos pacientes com apneia do sono usava frequentemente mais de três dessas estratégias de enfrentamento, enquanto nenhuma das pessoas com sono saudável usava mais de três.

Além disso, os pacientes com apneia do sono que usaram mais de três estratégias sentiram-se mais sonolentos em geral e mais sonolentos enquanto dirigiam. Eles também tinham muito mais probabilidade de ter sofrido um acidente – quase 23%, em comparação com 2% dos pacientes com apneia do sono que usaram menos estratégias de enfrentamento.

As estratégias de enfrentamento mais frequentemente citadas pelos pacientes com apneia do sono incluem abrir a janela, beber chá ou café, ligar o rádio, cantar ou falar sozinho, marcar chiclete ou comer, parar para passear ou tirar uma soneca, molhar o rosto com água fria e inquietação ou agitação.

Fonte: ERJ Open Research. DOI: 10.1183/23120541.00638-2023.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários