Notícias de saúde

Por que algumas pessoas têm tendência maior de escolher jogos violentos?

01 de setembro de 2022 (Bibliomed). Os efeitos de jogar videogames violentos estão bem documentados; no entanto, relativamente poucas pesquisas investigaram por que grande parte da população mundial joga esses jogos.

Pesquisadores apresentaram uma nova teoria para explicar a atração motivacional dos videogames violentos: eles a chamaram de “teoria motivacional integrativa dos videogames violentos” (IMT-VVG). Segundo a teoria, os videogames violentos são populares com os jogadores porque oferecem oportunidades para atender às necessidades e motivações psicológicas para obter status, sentir-se dominante e sentir-se como um parceiro íntimo de alta qualidade. Os videogames violentos também podem fornecer proteção psicológica contra o medo da morte, permitindo que os jogadores se acostumem a situações perigosas. Eles também podem permitir a expressão e regulação da raiva. Ao contrário das lutas tradicionais, os videogames violentos podem ser jogados por quase todos, independentemente das capacidades físicas. Assim, uma faixa muito mais ampla da humanidade pode experimentar esses efeitos de videogames violentos.

A pesquisa sugere que as pessoas que se percebem como de status social inferior ou aquelas que têm desejos insatisfeitos de domínio (exercício de influência ou controle sobre os outros) são mais propensas a jogar videogames violentos. Quanto menos essas necessidades forem atendidas no mundo real, maior será a probabilidade de procurá-las no mundo digital.

Orientações futuras informadas pelo IMT-VVG podem investigar possíveis efeitos pró-sociais de videogames violentos (por exemplo, liderança, ajudar os membros da equipe) e se os videogames violentos podem ser benéficos para pessoas de grupos de baixo status (por exemplo, aumentar a agência).

Fonte: Motivation Science (2022). DOI: 10.1037/mot0000246.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários