Notícias de saúde

Variação do microbioma humano relacionada à raça e etnia surge após os primeiros meses de vida

05 de janeiro de 2024 (Bibliomed). O microbioma é a coleção de bactérias, vírus, fungos, parasitas entre outros micróbios e seus respectivos genes, que estão presentes em vários tecidos do corpo como a pele, a boca, o nariz, a vagina, além do intestino. Em indivíduos saudáveis, esses micróbios convivem em perfeita harmonia. As bactérias, encontradas desde a cavidade bucal até o cólon, local onde a maioria se concentra, representam a maior população em número e espécies.

Um estudo revelou que a variação do microbioma humano associada à raça e etnia surge após os primeiros três meses de vida e persiste durante a infância. A pesquisa, que utilizou dados de oito estudos de coorte com 2.756 amostras de 729 crianças, identificou que cerca de um terço das bactérias que variam entre categorias raciais identificadas pelos cuidadores também variam entre adultos. Através de modelagem de aprendizado de máquina, foi possível distinguir categorias raciais e étnicas com 87% de precisão com base nos microbiomas infantis.

Os resultados apontam para uma janela crítica de desenvolvimento por volta dos três meses de idade, momento em que fatores sociais e ambientais começam a influenciar a variação do microbioma associada à raça e etnia. A persistência dessa variação durante a infância pode ter implicações importantes para a saúde adulta e para as disparidades de saúde.

Além disso, as bactérias preditivas identificadas nesse estudo também estão entre as 30 mais importantes quando os microbiomas infantis são usados para prever a raça e etnia auto identificada na vida adulta. Isso sugere uma possível continuidade na influência do microbioma ao longo do tempo.

Essa pesquisa contribui para o entendimento da relação entre microbioma humano, raça e etnia, e como esses fatores podem desempenhar um papel na saúde ao longo da vida. Compreender o momento em que essa variação emerge pode ajudar a identificar estratégias para melhorar a saúde e reduzir as disparidades em grupos raciais e étnicos.

Fonte: PLoS Biology. DOI: 10.1371/journal.pbio.3002230.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários