Notícias de saúde

Aumento nas taxas de suicídio entre adolescentes nos EUA: um estudo de 21 anos

12 de agosto de 2024 (Bibliomed). Um estudo detalhado revelou um aumento preocupante nas taxas de suicídio entre adolescentes nos Estados Unidos de 1999 a 2020, observando variações conforme o método utilizado, idade, sexo e raça/etnia. Analisando dados de 47.217 jovens que cometeram suicídio, constatou-se que os métodos através de armas de fogo, envenenamento, enforcamento e asfixia, e outros meios aumentaram nesse período. Destacam-se aumentos rápidos em suicídios por envenenamento e enforcamento entre adolescentes do sexo feminino, e uma escalada nas taxas de suicídio com armas de fogo entre jovens de ambos os sexos e de diversas etnias.

Os aumentos mais acentuados em suicídios com armas de fogo foram observados entre adolescentes negros, asiáticos e das ilhas do Pacífico, indígenas americanos e nativos do Alasca, e hispânicos ou latinos. Notavelmente, adolescentes negros apresentaram o maior aumento médio anual em suicídios por enforcamento e asfixia.

Esses dados indicam uma crescente crise de saúde pública, com taxas de suicídio aumentando em todos os métodos analisados. As diferenças observadas por sexo, idade e raça/etnia ressaltam a necessidade urgente de estratégias de prevenção eficazes, especialmente direcionadas a jovens de grupos raciais e étnicos minoritários. O estudo apela para a implementação de medidas de prevenção ao suicídio adaptadas e eficazes, visando enfrentar esse problema crescente entre os adolescentes americanos.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.4427.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários