Notícias de saúde

Amamentação é capaz de reduzir a mortalidade infantil

29 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Entre quase 10 milhões de bebês americanos nascidos entre 2016 e 2018, os bebês amamentados por suas mães tiveram 33% menos probabilidade de morrer durante o período pós-perinatal (7 a 364 dias) do que os bebês que não foram amamentados, relata um novo estudo publicado no American Journal of Preventive Medicamento. As descobertas se baseiam em pesquisas anteriores nos EUA com conjuntos de dados menores, que documentaram a associação entre o início da amamentação e a redução da mortalidade infantil pós-perinatal em uma faixa de 19% a 26%.

A amamentação é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, Academia Americana de Pediatria e outras autoridades como a nutrição normativa preferencial para bebês, ambas recomendando que as famílias amamentem seus bebês exclusivamente por 6 meses, continuando com a adição de alimentos complementares pelo menos nos primeiros 2 anos de vida.

No estudo, os dados das certidões de nascimento de bebês americanos nascidos de 2016 a 2018 foram associados a mortes infantis ocorridas até um ano após o nascimento. Foi realizada uma análise para demonstrar se o início da amamentação, conforme registrado na certidão de nascimento (prática adotada por todos os estados em 2016), estava associado à morte infantil pós-perinatal, levando em consideração fatores como idade materna, escolaridade, raça e etnia e localização geográfica.

Abordar as disparidades na amamentação pode melhorar a saúde das mães e de seus bebês e ajudar a reduzir resultados adversos. Embora a maioria dos países defenda atividades de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, a análise da associação entre aleitamento materno e mortalidade infantil não havia sido realizada anteriormente nos níveis estadual e regional, pelo menos nos Estados Unidos. Para tanto, os investigadores conduziram uma análise regional e estado a estado. Descobriu-se que o efeito era evidente nos EUA, mas com variações regionais, variando de 44 % no Nordeste e Centro-Atlântico, onde o início da amamentação é o mais alto, e 21% no Sudeste, onde o início do aleitamento materno é o mais baixo.

Embora exista variação regional e estadual na magnitude da associação entre aleitamento materno e mortalidade infantil, houve uma consistência notável de risco reduzido. Juntamente com a literatura existente, os dados do estudo sugerem que a promoção e o apoio ao aleitamento materno podem ser uma estratégia eficaz para ajudar a reduzir mortalidade infantil nos Estados Unidos.

Com base nesses dados, há evidências claras de que a amamentação confere um benefício protetor durante o primeiro ano de vida e está fortemente associado à redução da mortalidade infantil pós-perinatal nos EUA. As descobertas sugerem que há uma oportunidade para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno a ser incluído como um componente-chave em iniciativas abrangentes de redução da mortalidade infantil em regiões e estados daquele país.

Fonte: American Journal of Preventive Medicine. DOI: 10.1016/j.amepre.2023.05.015.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários