Notícias de saúde

Amamentação Faz Mortalidade Diminuir

Programa iniciado em 1997 em cidade do interior de São Paulo fez a taxa de mortalidade infantil cair 30%.

Uma campanha simples tem produzido resultados surpreendentes na cidade de Registro, interior de São Paulo. Desde que foi iniciada a campanha de aleitamento materno, a mortalidade infantil caiu 30% da cidade do Vale do Paraíba. O levantamento foi feito pelo Departamento Municipal de saúde da cidade.

‘‘A amamentação faz com que o bebê adquira anticorpos da mãe e fique mais resistente às doenças’’, explica a diretora de saúde de Registro, Paula Frassinetti.

A secretaria iniciou um trabalho de incentivo ao aleitamento materno em 1997, inicialmente com as mães que procuravam os postos de saúde. Elas participavam de palestras e orientações sobre a importância de amamentar o bebê. Mais tarde a proposta foi estendida para toda a população através do Programa de Saúde da Família (PSF), financiado pelo Governo Federal.

Antes do programa, a cada mil crianças nascidas, 26 morriam antes de completar um ano de idade. No ano passado esse número baixou para 19 mortes em cada mil nascimentos. Para este ano, a meta é baixar ainda mais a mortalidade infantil.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários