Notícias de saúde

Semana Mundial de Aleitamento Materno mobiliza 18,4 mil carteiros

11 de Novembro de 2002 (Bibliomed). Quase três milhões de crianças com menos de um ano serão beneficiadas pelo Projeto Carteiro Amigo da Amamentação, parceria entre Ministério da Saúde e Correios. Até o dia 30 de novembro, cerca de 18,4 mil carteiros estarão entregando 2 milhões de folderes educativos nos domicílios de 340 municípios brasileiros. O objetivo é incentivar a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e da amamentação continuada até os dois anos de idade ou mais, como forma de reduzir a desnutrição e a mortalidade infantil e melhorar a qualidade de vida das crianças.

O Projeto Carteiro Amigo da Amamentação nasceu no Ceará e foi expandido em 1999 para os outros estados da região Nordeste. No ano seguinte, chegou aos estados das regiões Norte e Centro-Oeste e, em 2001, alcançou os estados das regiões Sul e Sudeste, atingindo 248 municípios brasileiros. Hoje, ele é uma das ações da Semana Mundial de Amamentação (SMAM), realizada em todo o país de 4 a 10 de novembro.

Idealizada pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), que no Brasil é coordenada pelo Ministério da Saúde desde 1999, a Semana Mundial de Amamentação tem sido comemorada desde 1992 em cerca de 120 países. A mobilização conta ainda com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, ONGs, Organismos Internacionais, Sociedades de Classe, Hospitais Amigos da Criança, Bancos de Leite Humano, Empresa Brasileira de Correios e outros parceiros importantes.

Entre as ações permanentes do Ministério da Saúde para incentivar e garantir o aleitamento materno estão 161 bancos de leite humano funcionando em 25 estados, 232 Hospitais Amigos da Criança em 24 estados, e o projeto Bombeiros da Vida, que se encarrega de distribuir material educativo e recolher o leite materno para os Bancos de Leite em 10 estados.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários