Notícias de saúde

Fatores biológicos modulam o risco de transtorno alimentar no início da adolescência

27 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Os transtornos alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar periódica, geralmente surgem durante a adolescência. E embora pesquisas anteriores tenham mostrado que esses distúrbios têm componentes genéticos (herdabilidade entre 40% e 70%), bem como aspectos neurológicos, as relações entre esses fatores não são totalmente compreendidas.

Fatores genéticos e neurobiológicos moldam o desenvolvimento de transtornos alimentares muito mais cedo do que se pensava, com evidências surgindo em crianças a partir dos nove anos de idade, revela a pesquisa liderada por Yale. As descobertas, dizem os pesquisadores, destacam a necessidade de triagem e intervenção precoces.

Para entender melhor quais fatores biológicos podem estar em jogo quando se trata do desenvolvimento de distúrbios alimentares, pesquisadores usaram dados do Estudo do Cérebro e Desenvolvimento Cognitivo do National Institutes of Health, o maior estudo de longo prazo sobre o desenvolvimento do cérebro e a saúde infantil nos Estados Unidos. Eles avaliaram o risco genético, a estrutura cerebral e os sintomas de transtorno alimentar em mais de 4.900 adolescentes de 9 a 11 anos.

Eles descobriram que o risco genético para alto índice de massa corporal (IMC) estava associado a sintomas de transtorno alimentar, mas não a sintomas de ansiedade, depressão ou transtorno obsessivo-compulsivo. Isso foi um pouco surpreendente porque há evidências em adultos de que o risco genético para IMC alto está associado à depressão, mas não foi isso que se observou neste grupo mais jovem.

Os pesquisadores também descobriram que os riscos genéticos para o IMC e para a anorexia estavam correlacionados com diferentes estruturas cerebrais. Especificamente, o alto risco de IMC está associado a maior espessura cortical em certas regiões do cérebro e reduções generalizadas na área de superfície cerebral, enquanto os riscos de anorexia estão associados a volume reduzido do lobo caudado. O lobo caudado, que fica mais profundo no cérebro, está associado ao controle motor e à cognição de ordem superior, como aprendizado e tomada de decisão.

Uma das grandes conclusões das descobertas é que fatores biológicos estão moldando o desenvolvimento de transtornos alimentares em uma idade muito precoce. Embora se reconheça há muito tempo que os transtornos alimentares surgem durante a adolescência, esta é uma das primeiras evidências a sugerir que existem mecanismos genéticos e neurobiológicos modulando o risco de alguém ter essas condições aos 10 anos de idade, o que é muito mais cedo do que a maioria das pessoas associa com distúrbios alimentares

Fonte: Nature Mental Health. DOI: 10.1038/s44220-023-00101-4.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários