Notícias de saúde

Estudo associa estresse e má alimentação da gestante a distúrbios psiquiátricos do filho

24 de agosto de 2010 (Bibliomed). O estresse na gestação, assim como infecções e má nutrição da futura mamãe, pode estar relacionado a problemas no desenvolvimento neurológico da criança, incluindo distúrbios de humor, esquizofrenia, autismo e transtornos alimentares, segundo estudo recentemente publicado na revista científica Biological Psychiatry.

A revisão de estudos clínicos e epidemiológicos da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, indicou alguns mecanismos epigenéticos (fatores ambientais afetando a atividade genética) da relação entre mãe e filho. Os resultados apontaram para uma relação entre o estresse da gestante e um maior risco de esquizofrenia nos filhos do sexo masculino, e de alteração no crescimento cerebral do feto. As análises revelaram também que estresse, infecções e a má alimentação das grávidas poderiam contribuir para um maior risco de depressão nos filhos.

De acordo com os autores, como o desenvolvimento cerebral ocorre até a adolescência, fatores como abuso ou negligência na infância também devem ser considerados. Alguns estudos indicam que pessoas que foram maltratadas na infância apresentam chances muito maiores de desenvolver distúrbios de humor e depressão.

Baseada nos resultados, a pesquisadora Tracy Bale destaca que vários fatores estão em jogo, influenciando o risco de doenças, e a prevenção individualizada e precoce seria o melhor a ser feito. “Ao aplicar os princípios de medicação personalizada, pode-se ver esta ciência como ‘prevenção personalizada’, com o objetivo de aplicar esses princípios precocemente no processo patológico”, escreveu a especialista, na publicação. “Entender e definir esses mecanismos da doença nos pontos bem mais precoces da vida poderia ajudar a identificar novos alvos da terapia e prevenção”, concluiu.

Fonte: Biological Psychiatry. 15 de agosto de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários