Notícias de saúde

Falta de atividade física pode estar ligado a um maior risco de demência

28 de novembro de 2023 (Bibliomed). Espera-se que os idosos desacelerem fisicamente à medida que envelhecem, mas isso pode ser um sinal de mais do que apenas perda de força muscular, sugere um novo estudo da Edith Cowan University, na Austrália. Em alguns, pode ser um prenúncio de demência. Segundo os pesquisadores, as descobertas podem ajudar os profissionais de saúde a identificar o risco de demência em pacientes mais cedo.

Os pesquisadores usaram dados do Perth Longitudinal Study of Aging in Women para examinar a relação entre função muscular e demência. Cerca de 1.000 mulheres foram incluídas no estudo, com idade média de 75 anos. Eles mediram a força de preensão das mulheres e o tempo que elas levaram para se levantar de uma cadeira, caminhar 3 metros (aproximadamente 10 pés), virar e se sentar novamente. Este é o teste "TUG" (abreviação de "timed-up-and-go"). As mulheres então repetiram esses testes cinco anos depois.

Nos 15 anos seguintes, quase 17% das mulheres envolvidas no estudo tiveram um evento de demência, incluindo hospitalização ou morte relacionada à demência. Menor força de preensão e TUG mais lento foram fatores de risco significativos para demência, independente de riscos genéticos e fatores de estilo de vida, como tabagismo, ingestão de álcool e níveis de atividade física.

Aquelas com a força de preensão mais fraca tinham duas vezes mais chances de ter um evento de demência no final da vida quando comparadas às mulheres mais fortes do estudo. Da mesma forma, aquelas com o teste TUG mais lento tiveram duas vezes mais chances de sofrer de demência do que as mulheres mais rápidas.

Também notável é que as mulheres com as maiores quedas no desempenho do TUG tiveram mais de quatro vezes mais chances de ter uma morte relacionada à demência do que as mulheres mais rápidas.

Fonte: Journal of Cachexia, Sarcopenia and Muscle. DOI: 10.1002/jcsm.13227.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários