Notícias de saúde

Exercício pode ajudar as mulheres a prevenir o declínio mental

14 de julho de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que a prática de exercícios físicos moderados a vigorosos, pode reduzir o risco de demência e deficiências de pensamento nas mulheres.

Para mulheres com 65 anos ou mais, cada 31 minutos adicionais por dia de atividade física moderada a vigorosa foi associado a um risco 21% menor de desenvolver comprometimento cognitivo leve (pensamento) ou demência. O risco foi 33% menor a cada 1.865 passos diários adicionais.

Para este estudo, os pesquisadores incluíram dados de 1.277 mulheres que estavam em estudos auxiliares da Women's Health Initiative que analisaram memória, atividade física e saúde do coração.

As participantes usaram acelerômetros de nível de pesquisa (um dispositivo que mede o movimento) e foram convidadas a realizar suas atividades diárias por até sete dias.

As mulheres deram em média 3.216 passos e 276 minutos em atividades físicas leves, como trabalhos domésticos, jardinagem e caminhada, todos os dias. Elas também tiveram uma média de 45,5 minutos de atividade física moderada a vigorosa, como caminhada rápida, e 10,5 horas sentados por dia.

Permanecer sentadas por períodos mais prolongados não foram associados a maior risco de comprometimento cognitivo leve ou demência.

Fonte: Alzheimer's & Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association. DOI: 10.1002/alz.12908.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários