Notícias de saúde

Apatia pode ser um sinal precoce de demência

13 de novembro de 2020 (Bibliomed). Adultos mais velhos que não estão interessados ??ou entusiasmados com suas atividades habituais podem ter um risco maior de desenvolver demência, sugere uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

O estudo de nove anos com mais de 2.000 adultos mais velhos (idade média de 74 anos) descobriu que pessoas com apatia severa, caracterizada como falta de interesse ou preocupação, tinham 80% mais probabilidade de desenvolver demência durante o período de estudo do que aquelas com baixa apatia.

O estudo atual incluiu pessoas com idade entre 70 e 79 anos. Nenhum tinha demência no início. Os pesquisadores também tinham registros médicos, incluindo uso de medicamentos, hospitalizações e testes cognitivos.

Para avaliar os níveis de apatia, os participantes do estudo responderam a perguntas que envolviam o interesse em sair de casa ou fazer as atividades habituais. Após nove anos, os pesquisadores descobriram que 381 pessoas desenvolveram demência. No grupo de baixa apatia, 14% desenvolveram demência. Para aqueles com níveis moderados de apatia, esse número foi de 19%. Mas um em cada quatro (25%) no grupo de apatia severa tinha demência no final do estudo.

Quando os pesquisadores controlaram os dados de idade, educação, doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos, depressão e risco genético de doença de Alzheimer, eles relataram que pessoas com apatia severa no início do estudo tinham probabilidade 80% maior de ter demência mais tarde na vida.

A prevalência da demência, incluindo a doença de Alzheimer, está aumentando, e os pesquisadores estão tentando encontrar novas maneiras de identificar quem está em risco de contrair a doença. Sintomas de humor e comportamento, como depressão ou irritabilidade, são exemplos de mudanças que podem ser pistas para um diagnóstico de demência iminente.

Estudos anteriores também ligaram o comprometimento cognitivo leve - um potencial precursor da demência - e apatia, mas os pesquisadores queriam examinar um grupo de pessoas que ainda não tinham problemas de memória ou pensamento conhecidos.

Os pesquisadores ressaltam que a apatia é algo que as famílias podem perceber e deve ser comunicada aos profissionais de saúde que acompanham o idoso. Eles ressaltam, contudo, que mais pesquisas são necessárias para confirmar a relação, mas este estudo mostra que a apatia é um sintoma potencial da fase prodrômica inicial da demência.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000010951.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários