Notícias de saúde

Vírus nas mãos e superfícies contribui para a disseminação doméstica do Covid-19

23 de outubro de 2023 (Bibliomed). Pesquisadores do National Institute of Health and Care Research (NIHR) Health Protection Research Unit (HPRU) in Respiratory Infections, uma parceria de pesquisa entre o Imperial College London e a UK Health Security Agency, no Reino Unido, descobriram que a disseminação do Covid-19 em ambientes domésticos está ligada à presença do vírus nas mãos e superfícies, não apenas no ar.

Os pesquisadores estudaram a transmissão do Covid-19 em 279 residências de Londres, recrutando 414 contatos domésticos que viviam com 279 pessoas recém-diagnosticadas com Covid-19 entre 1º de agosto de 2020 e 31 de março de 2021. Muito poucos dos contatos domiciliares já haviam sido vacinados ou infectados anteriormente, o que os tornava suscetíveis à infecção. Eles tinham idades entre 6 e 79 anos.

Os autores verificaram todos os contatos regularmente usando testes de PCR no nariz e na garganta, além de esfregar as mãos dos casos primários e de seus contatos e coletaram amostras de áreas comuns frequentemente tocadas, para medir a quantidade de material genético do vírus e o número de partículas.

Embora considerassem outros fatores potencialmente influentes, os pesquisadores ainda descobriram que, se o vírus fosse detectado nas mãos dos casos primários, os contatos em sua casa tinham 1,7 vezes mais chances de serem infectados do que aqueles em residências onde os casos primários não tinham o vírus nas mãos. A presença do vírus nas mãos dos casos primários também foi associada a um risco três vezes maior de contatos no domicílio com esfregaço de mão positivo. Os contatos com o vírus nas mãos tinham duas vezes mais chances de serem infectados com o Covid-19.

Se o vírus estivesse presente em superfícies tocadas com frequência na casa, os contatos tinham 3,8 vezes mais chances de ter vírus detectáveis em suas mãos e 1,7 vezes mais chances de serem infectados. Seis dos contatos que inicialmente não estavam infectados, mas foram infectados com Covid-19 durante o estudo, tiveram esfregaços positivos nas mãos ou nas superfícies domésticas antes de serem infectados. Para os pesquisadores, esses resultados confirmam que a transmissão veio de superfícies domésticas e das mãos dos contatos até o nariz e a garganta.

Fonte: The Lancet Microbe. DOI: 10.1016/S2666-5247(23)00069-1.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários