Notícias de saúde

Ansiedade pode afetar sistema imunológico de gestantes

15 de setembro de 2023 (Bibliomed). O sistema imunológico de mulheres grávidas com ansiedade é biologicamente diferente do de mulheres grávidas sem ansiedade, de acordo com uma nova pesquisa.

Já se sabe que a ansiedade durante a gravidez, relatada por mais de 20% das pessoas é prejudicial para pais e filhos. Por exemplo, pode aumentar o risco de parto prematuro e menor peso do recém-nascido.

O estudo, publicado na revista Brain, Behavior and Immunity, demonstra que mulheres grávidas com ansiedade têm níveis mais altos de certas células imunológicas conhecidas como células T citotóxicas; essas células atacam células infectadas ou comprometidas dentro do corpo. Mulheres com ansiedade também apresentaram diferenças na atividade de marcadores imunológicos que circulam no sangue. Este é o primeiro estudo conhecido a avaliar a relação da ansiedade com a trajetória das alterações imunológicas ao longo da gravidez e do período pós-parto.

Para este estudo, os pesquisadores avaliaram um grupo de 107 mulheres grávidas, 56 com ansiedade e 51 sem ansiedade, durante o segundo e terceiro trimestres da gestação, e seis semanas após o parto. Os pesquisadores avaliaram amostras de sangue para atividade imunológica e conduziram avaliações psicológicas para detectar ansiedade clínica.

Eles descobriram que nas mulheres com ansiedade, os níveis de células T citotóxicas foram elevados durante a gravidez e depois diminuíram nas semanas após o parto. Em mulheres sem ansiedade, a atividade dessas células diminuiu na gravidez e continuou a diminuir após o nascimento.

Os pesquisadores também observaram que a atividade de citocinas amplamente pró-inflamatórias, ou substâncias secretadas pelas células como parte da resposta do sistema imunológico, foi suprimida durante a gravidez em mulheres com ansiedade e depois aumentou após o parto, enquanto mulheres saudáveis exibiram o padrão oposto.

Fonte: Brain, Behavior and Immunity. DOI: 10.1016/j.bbi.2022.09.005.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários