Notícias de saúde

Solidão aumenta risco de morte entre sobreviventes de câncer

14 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Os cuidadores, incluindo familiares e amigos, devem estar cientes de que os sobreviventes do câncer podem sentir solidão, o que pode afetar sua saúde e aumentar o risco de morte entre esses pacientes.

Um estudo apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica analisou dados de quase 3.450 sobreviventes de câncer com 50 anos ou mais que fizeram parte do Estudo de Saúde e Aposentadoria 2008-2018. Essas pessoas foram acompanhadas até o final de 2020. A solidão foi avaliada a cada quatro anos e as pessoas foram agrupadas em quatro categorias: baixa/ausência de solidão; solidão leve; solidão moderada; e alta solidão.

Os resultados mostraram que os sobreviventes de câncer que relataram qualquer solidão eram mais propensos a morrer durante o período de acompanhamento do que seus colegas que não eram solitários. Quanto mais solitária uma pessoa era, maior o risco de morrer. Essas descobertas se mantiveram mesmo depois que os pesquisadores controlaram outros fatores que poderiam afetar o risco de morrer, como a idade.

Os autores explicam que a solidão pode estar ligada a uma pior sobrevida após um diagnóstico de câncer por meio de vários mecanismos, como o aumento do risco de experimentar emoções negativas, como hostilidade, estresse e ansiedade, aumento de comportamentos prejudiciais à saúde, incluindo tabagismo, abuso de álcool e menos atividade física, ou por vias fisiológicas, como distúrbios do sistema imunológico. Além disso, também é possível que os sobreviventes de câncer que se sentem mais solitários não recebam o apoio prático e emocional de que precisam para seus sintomas.

Fonte:  American Society of Clinical Oncology Annual Meeting (ASCO 2023).

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários