Notícias de saúde

Alimentos ultraprocessados podem aumentar risco de declínio cognitivo

17 de abril de 2022 (Bibliomed). O consumo diário de alimentos ultraprocessados pode aumentar o risco de declínio cognitivo, indica estudo do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O estudo envolveu dados de 10.775 participantes do Estudo Longitudinal Brasileiro de Saúde do Adulto, com uma amostra etnicamente diversa de servidores públicos, com idades entre 35 e 74 anos, recrutados em seis cidades brasileiras.

O consumo de alimentos e bebidas ao longo de 12 meses foi avaliado no início do estudo por meio de um questionário de frequência alimentar padronizado. A frequência de consumo de cada item foi transformada em gramas por dia e, a seguir, os alimentos foram classificados, de acordo com o grau de processamento industrial utilizado em sua confecção, em um dos três grupos de alimentos.

O primeiro grupo incluiu alimentos não processados ou minimamente processados, como frutas ou vegetais frescos, secos ou congelados, grãos, carne, peixe e leite, que passaram por processamento mínimo como moagem, torrefação, pasteurização ou congelamento. Também incluía ingredientes culinários processados, como açúcar de mesa, óleos e sal.

O segundo grupo incluiu alimentos processados, incluindo frutas enlatadas, pães e queijos artesanais e carnes ou peixes salgados, defumados ou curados.

O terceiro grupo incluído incluiu alimentos ultraprocessados. Os cientistas disseram que se tratam de formulações de diversos ingredientes de outros grupos de alimentos, além de aditivos alimentares não utilizados no preparo caseiro, "como aromatizantes, corantes, adoçantes, emulsificantes e outras substâncias utilizadas para disfarçar qualidades indesejáveis do produto final ou imitar as qualidades sensoriais de preparações culinárias" a partir de alimentos in natura ou minimamente processados.

Os cientistas analisaram o desempenho cognitivo dos participantes durante um período médio de acompanhamento de oito anos, juntamente com o nível de consumo de alimentos ultraprocessados. As pessoas foram testadas até três vezes a cada quatro anos, testando a memória por meio de testes de recordação imediata, recordação tardia e lista de palavras de reconhecimento do Consórcio para Estabelecer um Registro para a Doença de Alzheimer. Os pesquisadores testaram a função executiva das pessoas usando ferramentas que incluíam testes de fluência verbal.

Os resultados mostraram que os participantes no limite superior do consumo de alimentos ultraprocessados - para os quais a contribuição percentual diária de energia de tais alimentos estava acima de 19,9% - mostraram uma taxa 28% mais rápida de declínio cognitivo global e uma taxa 25% mais rápida de declínio em função executiva -- as habilidades mentais usadas todos os dias para aprender, trabalhar e administrar a vida diária.

Fonte: JAMA Neurology. DOI: 10.1001/jamaneurol.2022.4397.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários