Notícias de saúde

Alimentos altamente processados aumentam o risco de câncer

12 de julho de 2023 (Bibliomed). Comer mais alimentos ultraprocessados - como biscoitos, batatas fritas e refrigerantes - pode estar associado a um maior risco de desenvolver e morrer de câncer, diz um novo estudo do Imperial College London, no Reino Unido.

Os pesquisadores observaram as dietas de 200.000 adultos na Grã-Bretanha ao longo de 10 anos e descobriram que comer alimentos com alto teor de sal, gordura, açúcar e aditivos artificiais pode estar ligado a um risco aumentado de desenvolver câncer, especificamente cânceres de ovário e cérebro, e de morrer por câncer de mama e ovário.

De acordo com o estudo, cada aumento de 10% nos alimentos ultraprocessados na dieta de uma pessoa aumenta a incidência de câncer em 2%, enquanto aumenta a incidência de câncer de ovário em 19%. Esse mesmo salto de 10% no consumo de alimentos processados também aumentou a incidência de mortes por câncer em 6%, com mortes aumentando 16% para câncer de mama e 30% para câncer de ovário.

Os pesquisadores ajustaram para fatores socioeconômicos e índice de massa corporal, bem como se o participante fumava ou era fisicamente ativo. Famílias de baixa renda são particularmente vulneráveis a esses alimentos ultraprocessados, que são mais baratos que os alimentos saudáveis.

Os autores explicam que mais estudos são necessários para estabelecer uma ligação causal entre alimentos ultraprocessados e câncer, mas destacam que os resultados vão de encontro com outros estudos sobre a relação alimentação e câncer que estão sendo desenvolvidos mundo afora.

Fonte: eClinicalMedicine. DOI: 10.1016/j.eclinm.2023.101840.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários