Notícias de saúde
21 de março de 2023 (Bibliomed). A Covid-19 agora é uma infecção comum em crianças e pode ter complicações graves e com risco de vida. A epidemiologia, os fatores de risco e os resultados associados às complicações neurológicas do Covid-19 em crianças não são bem conhecidos.
Pesquisadores realizaram um estudo transversal de crianças de 2 meses a <18 anos de idade com Covid-19 que receberam alta de 52 hospitais infantis de março de 2020 a março de 2022. As complicações neurológicas foram definidas como encefalopatia, encefalite, meningite asséptica, convulsão febril, convulsão não febril, abscesso cerebral e meningite bacteriana, síndrome de Reye e infarto cerebral. Foram avaliados o tempo de permanência hospitalar, admissão na UTI, readmissões em 30 dias, óbitos e custos hospitalares.
Das 15 .137 crianças hospitalizadas com Covid-19, 1.060 (7,0%) tiveram diagnóstico concomitante de uma complicação neurológica. As complicações neurológicas mais frequentes foram convulsões febris (3,9%), convulsões não febris (2,3%) e encefalopatia (2,2%). Tempo de internação hospitalar, internação em UTI, internação em UTI, readmissões em 30 dias, óbitos e custos hospitalares foram maiores em crianças com complicações neurológicas em comparação com aquelas sem complicações. Fatores associados a menores chances de complicações neurológicas incluíram: idade mais jovem, ocorrência durante o período de tempo predominante da variante delta, presença de uma condição crônica complexa não neurológica. A presença de uma condição crônica complexa neurológica foi associada a maiores chances de complicação neurológica.
O estudo concluiu que as complicações neurológicas são comuns em crianças hospitalizadas com Covid-19 e estão associadas a piores desfechos hospitalares. Os achados enfatizam a importância da imunização contra Covid-19 em crianças, especialmente em populações de alto risco, como aquelas com comorbidade neurológica.
Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2022-058167.
Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.
Veja também