Notícias de saúde

COVID-19 afeta o cérebro de forma similar ao Alzheimer

30 de julho de 2021 (Bibliomed). Os cérebros de pessoas que morreram de COVID-19 eram notavelmente semelhantes aos cérebros de pessoas que morreram de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson, mostrando inflamação e circuitos interrompidos, relatam os pesquisadore da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Cerca de um terço dos pacientes com COVID-19 hospitalizados relatam sintomas neurológicos, como pensamento confuso, esquecimento, dificuldade de concentração e depressão. Esses problemas podem persistir como parte do que é chamado de "COVID-19 longo", uma doença persistente que às vezes afeta os pacientes após eles se recuperarem da infecção original.

Os pesquisadores analisaram o tecido cerebral de oito pessoas que morreram de COVID-19 e 14 pessoas que morreram de outras causas. Os cérebros de pacientes que morreram de COVID-19 grave mostraram marcadores moleculares profundos de inflamação, mesmo que esses pacientes não tivessem qualquer relato de sinais clínicos de comprometimento neurológico.

Embora houvesse inflamação significativa nos cérebros dos pacientes com COVID-19 falecidos, seu tecido cerebral não apresentava quaisquer sinais de SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19.

Os pesquisadores explicam que a infecção viral parece desencadear respostas inflamatórias em todo o corpo que podem causar sinalização inflamatória através da barreira hematoencefálica, que por sua vez pode desencadear a neuroinflamação no cérebro. Segundo eles, é provável que muitos pacientes com COVID-19, especialmente aqueles que relatam ou exibem problemas neurológicos ou aqueles que estão hospitalizados, tenham esses marcadores neuroinflamatórios que vimos nas pessoas que examinamos e que morreram da doença.

Fonte: Nature. DOI: 10.1038/s41586-021-03710-0.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários