Notícias de saúde

COVID-19 pode causar sintomas neurológicos persistentes em crianças

15 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Mais de 40% das crianças hospitalizadas por COVID-19 ficam com dores de cabeça e outros sintomas neurológicos persistentes, afirma um novo estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores revisaram os casos de 1.493 crianças que foram atendidas em 30 centros de cuidados intensivos pediátricos em todo o mundo. Esses incluíram 1.278 (86%) dos pacientes diagnosticados com COVID-19 agudo e 215 crianças com síndrome inflamatória multissistêmica (MIS-C) que pode aparecer várias semanas após a recuperação das crianças do vírus.

Eles descobriram que os sintomas neurológicos eram mais comuns em crianças com MIS-C, que também eram mais propensas a ter dois ou mais desses sintomas. Nessas crianças, os pesquisadores frequentemente viram dores de cabeça, encefalopatia aguda e tontura. Nas crianças que tiveram COVID-19 aguda, também observaram dor de cabeça e encefalopatia aguda, além de convulsões. Menos comumente, os sintomas incluíam perda de olfato, deficiência visual, acidente vascular cerebral e psicose. Cerca de 44% das crianças desses dois grupos apresentaram sintomas neurológicos.

Fonte: Pediatric Neurology. DOI: 10.1016/j.pediatrneurol.2021.12.010.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários