Notícias de saúde

Convívio em sociedade diminui risco de demência em idosos

01 de março de 2023 (Bibliomed). É amplamente reconhecido que conexões sociais ruins, como pequenas redes, interações infrequentes e solidão, são fatores de risco modificáveis para declínio cognitivo, com a Comissão Lancet de 2020 sobre prevenção de demência estimando que combater o isolamento social poderia prevenir 4% dos casos de demência em todo o mundo.

Pesquisa publicada na revista The Lancet Healthy Longevity fornece evidências para apoiar que o fato de viver com outras pessoas, envolvimento em grupos comunitários e nunca se sentir solitário estão associados a um declínio cognitivo mais lento.

Esta pesquisa investigou uma série de medidas de conexão social para descobrir quais apresentavam as descobertas mais robustas em relação à redução do risco de declínio cognitivo – e demência. Foram analisadas uma série de medidas de conexões sociais, em aproximadamente 40.000 pessoas em 13 estudos internacionais. O objetivo dos pesquisadores foi investigar a associação entre vários marcadores de conexão social e a taxa de mudança anual na cognição.

Dos 40.006 participantes nos 13 estudos de coorte, 38.614 participantes individuais foram incluídos nas análises. Para os modelos principais, estar em um relacionamento ou casado predisse declínio cognitivo global mais lento do que ser solteiro ou nunca casado; viver com outras pessoas predisse declínio cognitivo global mais lenta, declínio de memória e linguagem do que viver sozinho; e interações semanais com familiares e amigos e envolvimento semanal em grupo comunitário previram declínio de memória mais lento do que nenhuma interação e nenhum compromisso. Nunca se sentir solitário predisse um declínio cognitivo global mais lento e função executiva do que muitas vezes se sentir solitário. O grau de apoio social, ter um confidente e a satisfação no relacionamento não predisseram o declínio cognitivo na cognição global ou nos domínios cognitivos.

O estudo concluiu que boas conexões sociais (ou seja, viver com outras pessoas, envolvimento semanal em grupos comunitários, interagir semanalmente com familiares e amigos e nunca se sentir solitário) estão associadas a um declínio cognitivo mais lento.

Fonte: Lancet Healthy Longevity. DOI: 10.1016/S2666-7568(22)00199-4.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários