Notícias de saúde

Demência e Covid-19: fatores determinantes da infecção e mortalidade

21 de novembro de 2022 (Bibliomed). A população idosa foi atingida por alguns dos piores efeitos da pandemia de COVID 19, com uma considerável carga de mortalidade, em particular entre aqueles que viviam em instituições de longa permanência. Vários estudos identificaram a demência como um importante fator de risco para infecção por SARS-CoV2 e mortalidade por COVID-19. Um estudo recente, publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, usando uma abordagem de base populacional, identificou características clínicas e demográficas que afetam o risco de infecção e gravidade por SARS-CoV-2 entre pacientes com demência.

Pesquisadores italianos conduziram o estudo usando dados de alta qualidade coletados rotineiramente de bancos de dados administrativos regionais de saúde. O estudo incluiu 37.729 adultos com demência com mais de 65 anos e foi realizado na região do Lácio, localizada no centro da Itália, incluindo Roma, e com cerca de 6.000.000 habitantes. Durante 2019, 2.548 (cerca de 7%) dos indivíduos com demência contraíram a infecção e 626 morreram dentro de 60 dias após a infecção.

A pesquisa descobriu que o risco de infecção e mortalidade é acentuadamente maior em pessoas com demência em comparação com a população idosa em geral. Uma alta carga de comorbidades, como doenças sanguíneas, cerebrovasculares e respiratórias, ansiedade, histórico de fratura de quadril e uso de antipsicóticos foram identificados como fatores de risco para infecção e mortalidade, enquanto a gravidade dos sintomas no diagnóstico e o sexo masculino estão especificamente associados a um risco aumentado de morte relacionada ao COVID-19.

A análise revelou uma forte associação entre a presença de sintomas no diagnóstico e mortalidade em curto prazo. Os idosos com demência precisam ser monitorados adequadamente por médicos e cuidadores para minimizar a exposição ao vírus, reconhecer sinais/sintomas oportunos de COVID-19 e assegurar o manejo adequado da doença

Fonte: Journal of Alzheimer’s disease. DOI: 10.3233/JAD-220369.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários