Notícias de saúde

Enxaguantes bucais podem suprimir virus da Covid-19?

03 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). O SARS-CoV-2, o vírus que causa o Covid-19, é uma doença transmitida pelo ar através de aerossóis, que se espalham pelas cavidades oral e nasal – boca e nariz. Além da bem conhecida divisão e disseminação do vírus nas células do trato respiratório, o SARS-CoV-2 também é conhecido por infectar as células do revestimento da boca e das glândulas salivares.

Os enxaguantes bucais disponíveis comercialmente contêm vários componentes antibióticos e antivirais que atuam contra microorganismos na boca. Um deles, o cloreto de cetilpiridínio (CPC), foi demonstrado como sendo capaz de reduzir a carga viral do SARS-CoV-2 na boca, principalmente interrompendo a membrana lipídica que envolve o vírus. Embora existam outros produtos químicos com efeitos semelhantes, o CPC tem a vantagem de ser insípido e inodoro. As descobertas foram publicadas na revista Scientific Reports.

Os pesquisadores estavam interessados ??em estudar os efeitos do CPC em colutórios japoneses. Os enxaguantes bucais no Japão normalmente contêm uma fração do CPC em comparação com os enxaguantes bucais testados anteriormente. Eles testaram os efeitos do CPC em culturas de células que expressam a protease transmembrana serina 2 (TMPRSS2), necessária para a entrada do SARS-CoV-2 na célula.

Eles descobriram que, dentro de 10 minutos após a aplicação, 30–50 µg/mL de CPC inibiram a infectividade e a capacidade de entrada celular do SARS-CoV-2. Curiosamente, os enxaguantes bucais comercialmente disponíveis que contêm CPC tiveram um desempenho melhor do que o CPC sozinho. Eles também mostraram que a saliva não alterou os efeitos do CPC. Mais significativamente, eles testaram quatro variantes do SARS-CoV-2 – as variantes original, alfa, beta e gama – e mostraram que os efeitos do CPC foram semelhantes em todas as cepas.

Este estudo mostra que baixas concentrações de CPC em enxaguantes bucais comerciais suprimem a infectividade de quatro variantes do SARS-CoV-2. Os autores já começaram a avaliar o efeito dos enxaguantes bucais contendo CPC nas cargas virais na saliva de pacientes com Covid-19. O trabalho futuro também se concentrará na compreensão completa do mecanismo do efeito, pois concentrações mais baixas de CPC não rompem as membranas lipídicas.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-022-18367-6.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários