Notícias de saúde

Novo tratamento potencial para COVID-19 é descoberto

22 de novembro de 2021 (Bibliomed). São necessárias terapias farmacológicas eficazes para a doença coronavírus 2019 (COVID-19), causada pelo SARS-CoV-2. Para se multiplicar, todos os vírus, incluindo os coronavírus, infectam as células e as reprogramam para produzir novos vírus. A pesquisa revelou que as células infectadas com SARS-CoV-2 só podem produzir novos coronavírus quando sua via metabólica de pentose fosfato é ativada. O vírus induz uma mudança do metabolismo da célula hospedeira em direção à glicólise. O inibidor da glicólise 2-desoxi-d-glicose (2DG), que interfere na infecção por SARS-CoV-2, está em desenvolvimento para o tratamento de COVID- 19 pacientes. A via glicolítica gera intermediários que fornecem o ramo não oxidativo da via da pentose fosfato (PPP).

Neste estudo, a análise dos dados proteômicos indicou níveis aumentados de transcetolase (TKT) em células infectadas com SARS-CoV-2, sugerindo que um papel é desempenhado pelo PPP não oxidativo. Com a aplicação do medicamento benfooxitiamina, um inibidor dessa via, a replicação do SARS-CoV-2 foi suprimida e as células infectadas não produziram coronavírus.

A pesquisa da Escola de Biociências da Universidade de Kent e do Instituto de Virologia Médica da Goethe-University, Frankfurt am Main, descobriu que a droga também aumentou a atividade antiviral de '2-desoxi-D-glicose', que modifica o metabolismo da célula hospedeira para reduzir a multiplicação do vírus.

Isso mostra que os inibidores da via da pentose fosfato, como a benfooxitiamina, são uma nova opção de tratamento potencial para COVID-19, tanto isoladamente quanto em combinação com outros tratamentos.

Além disso, o mecanismo antiviral da benfooxitiamina difere do de outras drogas COVID-19, como remdesivir e molnupiravir. Portanto, os vírus resistentes a eles podem ser sensíveis à benfooxitiamina, e podem melhorar os resultados da terapia com COVID-19, exercendo efeitos antivirais e imunomoduladores.

Fonte: Metabolites. DOI: 10.3390/metabo11100699.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários