Notícias de saúde

Estatinas não causam dor muscular na maioria dos pacientes

23 de janeiro de 2023 (Bibliomed). Muitas pessoas podem parar de tomar estatinas para a saúde cardiovascular por causa de dores musculares, mas um novo estudo sugere que, para mais de 9 em cada 10 indivíduos, a medicação para baixar o colesterol não é a causa dessa dor.

Embora as estatinas sejam consideradas seguras e eficazes, em casos raros - em 0,2 em cada 10.000 usuários de estatinas anualmente - elas podem causar um distúrbio muscular grave chamado rabdomiólise, onde as fibras musculares se quebram e liberam seu conteúdo no sangue, o que pode causar danos nos rins. E cerca de uma em cada 10.000 pessoas que tomam estatinas podem acabar com dores musculares generalizadas, sensibilidade e fraqueza.

O estudo analisou pessoas que participaram de 19 ensaios controlados por placebo, acompanhando por cerca de 4 anos a dor ou fraqueza muscular relatada. Durante o primeiro ano, a terapia com estatinas produziu um aumento relativo de 7% na dor ou fraqueza muscular, mas uma análise descobriu que apenas 1 em cada 15 desses relatos relacionados aos músculos dos participantes usando terapia com estatina realmente se devia à estatina.

De acordo com os pesquisadores, a terapia com estatinas causou um pequeno excesso de dor muscular principalmente leve. Contudo, mais de 90% de todos os relatos de sintomas musculares pelos participantes que receberam terapia com estatinas não foram devidos à estatina. Os pequenos riscos de sintomas musculares são muito menores do que os benefícios cardiovasculares conhecidos. Para eles, esses resultados evidenciam que há uma necessidade de revisar o manejo clínico dos sintomas musculares em pacientes que tomam estatinas.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(22)01545-8.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários