Notícias de saúde

Ácido bempedoico pode reduzir o colesterol e risco de ataque cardíaco

24 de agosto de 2023 (Bibliomed). O ácido bempedoico tomado isoladamente reduz o colesterol e os ataques cardíacos em pacientes que não toleram estatinas, de acordo com uma pesquisa clínica realizada no Heart and Vascular Institute at the Cleveland Clinic, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores analisaram um grupo de 13.970 pacientes que tiveram rea’ções negativas às estatinas e deu a alguns deles ácido bempedoico e a outros placebos durante um período de seis meses. Os pacientes que receberam o ácido bempedoico viram seu colesterol LDL cair em média 29,2 pontos no final do teste.

Após um período de acompanhamento de 40 meses, os pacientes que receberam o ácido bempedoico tiveram uma redução de 19% no risco de necessidade de revascularização cardíaca e uma redução de 23% no risco de ataque cardíaco.

Pacientes com altos níveis de colesterol LDL, comumente conhecido como "colesterol ruim", geralmente tomam estatinas para reduzir seus níveis, mas muitas vezes experimentam efeitos colaterais dolorosos, como dores musculares. Os pacientes que podem tolerar estatinas ainda são aconselhados a tomá-las, mas a nova pesquisa sugere que agora eles podem ter uma opção de tratamento que não lhes cause desconforto.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2215024.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários