Notícias de saúde
Belo Horizonte, 10 de Agosto de 2001 (Bibliomed). O FDA (Food and Drug Administration, dos Estados Unidos) anunciou que a divisão farmacêutica da Bayer está retirando voluntariamente do mercado americano o medicamento cerivastatina (Baycol nos Estados Unidos, Lipobay no Brasil), devido a ocorrência de reações musculares bastante adversas, conhecidas como rabdomiólise, secundárias ao uso deste medicamento que se destina à diminuição dos níveis de colesterol.
O Lipobay pertence a classe das estatinas, que são, atualmente, a arma mais utilizada no tratamento do colesterol elevado, e tem como princípio ativo a Cerivastatina e foi o primeiro redutor de colesterol a agir em microdosagem.
Os sintomas de rabdomiólise incluem dores musculares, urina escura, febre, náuseas, fraqueza, dores generalizadas, mal estar, e vômitos. A dor pode acometer grupos musculares específicos, ou pode ser generalizada em todo o corpo.
A rabdomiólise fatal associada ao medicamento foi relatada mais freqüentemente quando usada em doses mais elevadas, em pacientes mais idosos, e particularmente, quando usado em associação ao gemfibrozil (LOPID e genéricos), outro medicamento para reduzir o colesterol.
Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.
Veja também