Notícias de saúde

Pacientes negros ficam de fora da maioria dos testes de medicamentos para Alzheimer

14 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Os negros são duas vezes mais propensos do que os brancos a serem diagnosticados com doença de Alzheimer e outras demências. Da mesma forma, os hispânicos são cerca de 1,5 vezes mais propensos do que os brancos a ter a doença de Alzheimer e outras demências. No entanto, uma pesquisa mostrou que esses pacientes são a minoria dos participantes em estudos de medicamentos contra a doença.

O donepezil e o aducanumab são duas drogas comumente utilizadas no tratamento da doença d Alzheimer, mas as evidências de como esses medicamentos funcionam para pacientes negros e hispânicos são muito escassas, porque poucos foram incluídos nos ensaios clínicos dos medicamentos.

O donepezil, por exemplo, tem sido amplamente prescrito há anos, mas sua eficácia em pessoas de diferentes raças e etnias é desconhecida devido à falta de diversidade em seus ensaios clínicos originais. A distribuição racial dos participantes do estudo foi 95% branca, 3% negra e 2% outras raças.

Essa falta de diversidade tem consequências no mundo real para pacientes que tomam medicamentos que só foram testados em populações brancas. Limita a generalização dos resultados e dificulta a compreensão das pessoas sobre como a droga funciona em todos os grupos raciais e étnicos.

Quando uma pesquisa perguntou a pessoas de origens raciais diversas por que hesitavam em participar de ensaios clínicos para a doença de Alzheimer, 22% dos entrevistados disseram acreditar que não seriam tratados de forma justa, enquanto 24% não confiavam em pesquisas médicas. No entanto, quando uma pesquisa fez a mesma pergunta a um grupo de entrevistados brancos, esses números foram de 3% e 10%, respectivamente. Outro fator que afeta a participação em ensaios clínicos é que os pacientes negros e hispânicos normalmente são diagnosticados com doença de Alzheimer mais avançada, além do ponto em que seriam elegíveis para ensaios clínicos de novos medicamentos.

Os pesquisadores ressaltam que, infelizmente, a falta de diversidade não é apenas um problema para a pesquisa de Alzheimer. Nos Estados Unidos, as minorias representam menos de 10% dos participantes em ensaios clínicos, o método mais comum de avaliação de ferramentas de diagnóstico, tratamentos medicamentosos e dispositivos médicos. Mas 42% da população dos EUA é composta por pessoas que se identificam como não-brancas. Para garantir que os estudos representem a ampla população afetada pela doença, um esforço por mais diversidade entre os participantes vem crescendo em instalações de pesquisa nos Estados Unidos, tentando conscientizar essa população sobre a importância de participar de ensaios clínicos para descobrir mais sobre doenças e tratamentos.

Fonte: U.S. Centers for Disease Control and Prevention.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários