Notícias de saúde

Idosos não falam sobre problemas de memória com seus médicos

04 de setembro de 2023 (Bibliomed). Um novo relatório da Alzheimer's Association descobriu, através da realização de grupos focais, que adultos mais velhos que vinham percebendo problemas com sua memória e pensamento frequentemente diziam que não queriam abordar o assunto com seu médico.

Alguns citaram o medo de obter um diagnóstico errado ou de serem submetidos a tratamentos desnecessários. Ao mesmo tempo, as pessoas muitas vezes temiam um diagnóstico correto de demência.

Muitos participantes afirmaram preferir falar com familiares ou amigos para saber se a perda de memória era comum na sua idade. Negros, hispânicos, asiáticos e nativos norte-americanos eram particularmente cautelosos quanto ao uso de medicamentos e preferiam uma abordagem "holística" para seus problemas de pensamento e memória. Os participantes negros e nativos americanos também citaram o racismo na área médica como uma preocupação.

Segundo os pesquisadores, apesar do medo do diagnóstico ser compreensível, a relutância é preocupante, explicam os pesquisadores, porque chegar ao fundo dos problemas de pensamento e memória das pessoas é essencial. Em alguns casos, esses problemas não são causados por demência, mas por uma condição médica reversível, como apneia do sono ou distúrbio da tireoide. E mesmo uma pessoa que esteja em estágios iniciais da doença de Alzheimer podem se submeter a novos tratamentos para retardar a evolução da doença.

O novo relatório faz parte da atualização anual de fatos e números da Alzheimer's Association - uma visão geral de como a doença está afetando os americanos e o sistema de saúde.

Fonte: Alzheimer’s Association. 2023 Alzheimer’s Disease Facts and Figures. Alzheimers Dement 2023;19(4). DOI 10.1002/alz.13016.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários