Notícias de saúde

Injeções de esteroides podem piorar a artrite do joelho

07 de dezembro de 2022 (Bibliomed). As injeções de esteroides usadas para aliviar a dor da osteoartrite do joelho, na verdade, podem piorar a progressão da doença, de acordo com estudo apresentado na reunião anual da Radiological Society of North America.

Realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o estudo incluiu 210 participantes, 70 dos quais receberam injeções intra-articulares e um grupo de controle de 140 que não recebeu injeções durante um período de dois anos.

Dos 70 pacientes que receberam injeções, 44 foram injetados com corticosteroides e 26 foram injetados com ácido hialurônico. Todos os pacientes realizaram exames de ressonância magnética no momento da injeção e dois anos antes e depois, usando um sistema de graduação para osteoartrite do joelho que se concentra no menisco, lesões na medula óssea, cartilagem, derrame articular e ligamentos.

Os resultados mostraram que as injeções de corticosteroides no joelho foram significativamente associadas à progressão geral da osteoartrite no joelho, especificamente no menisco lateral, na cartilagem lateral e na cartilagem medial.

Por outro lado, as injeções de ácido hialurônico no joelho não foram significativamente associadas à progressão da osteoartrite no joelho. Em comparação com o grupo que não recebeu injeções, o grupo que recebeu injeções de hialurônico apresentou uma diminuição na progressão da osteoartrite, especificamente nas lesões da medula óssea.

Para os autores, embora as injeções de corticosteroides e de ácido hialurônico possam ajudar no alívio da dor da osteoartrite do joelho, os resultados mostram conclusivamente que os corticosteroides estão associados à progressão significativa da osteoartrite do joelho até dois anos após a injeção e devem ser administrados com cautela.

Fonte: Radiological Society of North America Annual Meeting 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários