Notícias de saúde

Saúde dos joelhos pode estar associada à doenças da gengiva

28 de junho de 2012 (Bibliomed). Pesquisadores descobriram uma relação surpreendente entre a saúde dos joelhos e a saúde das gengivas.

No estudo, exames de joelhos de pacientes de artrite reumatóide e osteoartrite mostraram traços de presença de bactérias da gengiva. Assim, os pesquisadores puderam refazer o caminho da passagem das bactérias até o líquido que fica em volta da patela – chamado de líquido sinovial.

Através de análises de DNA das bactérias, foi possível determinar que elas estavam originalmente localizadas nas gengivas e haviam viajado pelo corpo através da corrente sanguínea até chegarem ao líquido, que estava fragilizado devido à artrite.

“Em pessoas saudáveis, o líquido sinovial é mais ou menos estéril. Bactérias podem fazer com que a área adoentada piore muito”, explica o pesquisador Nabil Bissada.

Apesar de o estudo não mostrar que a bactéria da gengiva causou ou piorou a artrite dos pacientes analisados, os resultados encontrados reforçam a teoria de que a saúde bucal esteja fortemente conectada à saúde em geral do corpo.

A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Clinical Rheumatology.

Fonte: Live Science, 26 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários