Notícias de saúde
14 de abril de 2025 (Bibliomed). Pacientes que tomam pílulas, injeções ou infusões de esteroides têm 2,6 vezes mais chances de desenvolver diabetes do que aqueles que não tomam esteroides, relataram pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Os resultados deste estudo em larga escala confirmam as suspeitas de que os efeitos dos esteroides nos níveis de açúcar no sangue podem aumentar o risco de diabetes.
Esteroides são usados para tratar uma ampla gama de problemas médicos, ajudando a reprimir a inflamação. Entre eles estão asma, artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal e câncer. Infelizmente, os medicamentos também aumentam os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a sensibilidade à insulina e interferindo na capacidade das células de absorver glicose.
Para verificar se esse efeito no açúcar no sangue poderia causar diabetes, a equipe de pesquisa analisou dados de mais de 450.000 pessoas tratadas entre 2013 e 2023 pelos Hospitais da Universidade de Oxford. Nenhuma das pessoas tinha diabetes no início do estudo e nenhuma estava tomando esteroides.
Durante o período do estudo, quase 4% dos pacientes começaram a tomar esteroides enquanto estavam no hospital, incluindo prednisona, hidrocortisona e dexametasona. De todos os pacientes, cerca de 2% dos que tomaram esteroides acabaram com diabetes tipo 2, em comparação com menos de 1% dos que não receberam esteroides. Quando idade e sexo foram considerados, os pesquisadores concluíram que os esteroides aumentaram o risco de diabetes em 2,6 vezes.
Fonte: European Association for the Study of Diabetes Annual Meeting.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também