Notícias de saúde

Analgésicos podem piorar a artrite do joelho

02 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Analgésicos de venda livre não fazem nada para retardar a progressão da artrite no joelho e podem até piorar as coisas, sugere um novo estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados coletados de mais de 1.000 participantes em um estudo observacional de longo prazo financiado pelo governo federal sobre artrite no joelho. Os participantes entraram no estudo entre fevereiro de 2004 e maio de 2006.

Foram comparadas 277 pessoas que receberam anti-inflamatórios não esteróides (AINEs)prescritos regularmente por pelo menos um ano com 793 pessoas que não foram tratadas com as drogas. Todos os participantes realizaram exames de ressonância magnética do joelho no início do estudo e quatro anos depois.

Analisando as ressonâncias para ver efeito dos AINEs sobre a artrite do joelho, e ajustando as descobertas usando uma medida de artrite graduada para fornecer uma comparação melhor entre os dois grupos, nos pesquisadores descobriram que os usuários de AINEs apresentavam pior inflamação articular e qualidade da cartilagem no início do estudo em comparação com o grupo de controle, e a saúde de seus joelhos piorou ainda mais após quatro anos.

Os autores explicam que os AINEs podem não ser eficazes no controle do tipo de inflamação que acompanha a artrite do joelho. É possível que os AINEs façam com que a cartilagem se torne mais fraca, semelhante à maneira como os esteroides afetam a cartilagem. Também pode ser que as pessoas que tomam AINEs tendam a ser mais ativas, usando os remédios para não sentirem dor enquanto praticam atividades que podem forçar o joelho.

Fonte: Radiological Society of North America Annual Meeting 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários