Notícias de saúde

Dieta e Exercícios Ajudam a Tratar Artrite de Joelho

NOVA YORK (Reuters Health) - Dieta e exercícios se tornaram referência para prevenir e tratar diversos problemas de saúde. Agora, evidências sugerem que a combinação pode ajudar a tratar artrite no joelho em pessoas obesas.

Enquanto a obesidade é conhecida por contribuir para a artrite no joelho, não estava claro ainda se perder peso ajudaria a tratar o problema depois que o dano foi feito. Um novo estudo com 24 homens e mulheres mais velhos sugere, no entanto, que a redução de peso melhora, de fato, os sintomas no joelho.

Um programa de seis meses de dieta e exercícios ajudou os pacientes a perder cerca de 8,5 quilos, em média, e os benefícios observados foram menos dor no joelho e incapacidade.

Pesquisadores coordenados por Stephen P. Messier, da Universidade Wake Forest, em Winston-Salem, na Carolina do Norte, relatam suas descobertas na edição de setembro do Journal of the American Geriatrics Society.

Messier e sua equipe compararam os efeitos de dieta e exercícios nos casos de artrite de joelho com os efeitos de exercícios apenas. Todos os pacientes praticaram atividades físicas três dias por semana durante uma hora; um grupo também cortou calorias.

Após seis meses, o grupo submetido a dieta perdeu uma média de 8,5 quilos, comparado a 1,8 quilo no grupo que só praticou exercícios. Os dois grupos melhoraram sua mobilidade e dor.

Os participantes do grupo da dieta, no entanto, tiveram ganhos melhores em certos aspectos, como sua capacidade de subir escadas.

De acordo com os pesquisadores, esse é o primeiro estudo a demonstrar que adultos mais velhos e obesos com artrite de joelho podem perder quantidades significativas de peso.

Os pesquisadores destacam que, uma vez que os participantes que só praticaram exercícios perderam pouco peso, mudanças na dieta parecem ser importantes em reduzir o peso e melhorar os sintomas no joelho.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários